Quais os benefícios de pular corda?

Quais os benefícios de pular corda?

Quais os benefícios de pular corda?

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Pular corda pode parecer fácil, mas quem acredita nessa teoria está enganado.

Quais os benefícios de pular corda?

Pular corda pode parecer fácil, mas quem acredita nessa teoria está enganado. A maioria dos adultos que não estão acostumados com exercícios físicos aeróbicos, ficam cansados de pular corda por cerca de 5 minutos. Isso porque essa atividade física é muito desgastante, já que apenas 30 minutos de treio eliminam cerca de 600 calorias. No entanto, por ser uma atividade pesada, cada pessoa deve seguir o ritmo do próprio corpo para obter todos os benefícios de pular corda.

Para não forçar muito o corpo, é preciso ir aumentando a força do treino aos poucos. A dica é fazer o treino de forma intercalada, pulando corpo 5 minutos pela manhã, 5 minutos à tarde e 10 minutos em outro horário do dia. Também é possível descansar 30 segundos para cada minuto de exercício. Dessa forma é possível executar os pulos com precisão e sem casar muito rápido.

Embora seja uma atividade que oferece vários benefícios a saúde, pessoas que estão muito acima do peso ou obesas, não deve pular corda, já que os saltos aumentam a carga sobre o joelho em 3 a 5 vezes. Quem tem algum tipo de lesão nos joelhos também deve evitar esse tipo de exercício. Portanto, antes de praticar qualquer tipo de atividade física, é muito importante consultar um médico.

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Para fazer o exercício corretamente, é preciso medir a altura certa da corda. Para isso, basta pisar na corda e esticá-la para saber se ela chega na altura do peito, que é a ideal.

Quem faz um pouco de musculação ou exercícios de fortalecimento como o Pilates, por exemplo, se não sentir nenhuma dor, pode praticar a atividade normalmente. A dica é fazer o teste da dor subindo escadas, e quem não sentir nenhuma dor está liberado para pular corda. Mas quem sentir alguma dor ou desconforto, deve procurar um médico e fazer atividades físicas apenas sob recomendação profissional.

As atividades mais recomendadas para mulheres grávidas é a hidroginástica, pilates, caminhadas e ioga. No entanto, pular corda só deve ser uma alternativa se houver a autorização de um médico, já que pode prejudicar a gestação.

Para fazer o exercício corretamente, é preciso medir a altura certa da corda. Para isso, basta pisar na corda e esticá-la para saber se ela chega na altura do peito, que é a ideal. Nas primeiras semanas de treino, a dica é começar devagar e com o tempo ir aumentanto a dificuldade dos treinos. Em pouco tempo de treino já é possível perceber os benefícios de pular corda.

Confira a seguir, alguns benefícios que pular corda regularmente proporciona ao seu corpo:

1. Aumenta a coordenação motora e a agilidade.
2. Proporciona condicionamento cardiovascular.
3. Fortalece todo o corpo, como os os músculos superiores e inferiores, mas foca principalmente nas pernas e glúteos.
4. Ajuda a combater a celulite e a osteoporose.

Aprenda a pular corda corretamente assistindo o vídeo abaixo:

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